PORQUE OU PORQUÊ?
Boa Tarde, queridos leitores!
Vamos juntos
aprender mais sobre o uso dos porquês?
Vamos agora sanar nossas dúvidas no momento de
usar o porque junto e sem acento, e do porquê junto e com
acento.
Bem esses são sem
dúvida os porquês que mais utilizamos no nosso dia a dia, não é verdade? Principalmente
o porque juntinho e sem acento.
Usa-se o porque junto e sem
acento, quando fazemos uso das expressões equivalentes a; pois,
uma vez que, para que, ou seja, passa a ser formado o porque
da
resposta.
Exemplo: Não responda,
porque ele está com a razão.
Dica: o porque é
utilizado nessa frase, pois introduz a causa, a razão, o motivo do porque
a
pessoa não deve responder.
Exemplo: Eles
resolveram ficar porque está muito tarde.
Nessa frase o
porque poderia ser um POIS. (Eles
resolveram ficar, pois está muito tarde).
Vamos observar está
citação de Clarice Lispector:
Uma belíssima frase,
não concordam? Aqui ela faz uso do porque, pois introduz a
causa, o motivo desse porque.
Compreenderam como
usar esse porque? Agora vamos para o uso do porquê junto e com acento.
O porquê junto e com acento consiste
na expressão ou palavra substantivada por um artigo. Normalmente é utilizado
quando a situação é sinônimo de motivo, razão.
Exemplo: O secretário negou-se a
explicar o porquê da sua decisão.
Nessa frase, se observamos bem antes
do porquê tem um artigo o. Assim, quando vem determinado pelo
artigo, então ele é o porquê.
Exemplo: Você deve saber o porquê da reação dela.
Dica: Se substantivei a frase com o
artigo o antes do porquê, esse passará a ser junto e com
acento.
Bem, encerramos por aqui sobre o uso
dos porquês, espero que você leitor tem compreendido bem o assunto aplicado. Lembrando
que, amanhã tem mais, fiquem ligados que vem conteúdo novo por ai.
Grande abraço, e até breve!
Não esquece de deixar seu comentário!
Vandilma Farias Oliveira.
Fonte:
VICOLA, Daniel: ortografia
oficial: por que, por quê, porque ou porquê? Disponível em: www.youtube.com/watch?v.
É de grande importância o ensino e aprendizagem da gramática da Língua Portuguesa, uma vez que ela está presente no nosso dia a dia. Na nossa fala, na nossa escrita, no trabalho ou concursos. É importante também que o docente trabalhe a gramática de forma contextualizada, uma vez que é melhor o ensino para o aprendente. Gramaticalmente uma mesma palavra na linguagem tem vários significados a depender do contexto ao qual ela esteja inserida, desse modo um acento ou a colocação faz muito diferença no estudo, no ensino e no aprender.
ResponderExcluirJorginaldo Oliveira
Curso: letras Português
Polo: Santana do Ipanema
Turma: 2013.1
Boa noite Vandilma e colegas!
ResponderExcluirDesde já, parabéns pelo blog!
Gosto muito de gramática e essa postagem sobre o uso dos porquês é bem explicável. Mais um espaço para sanar as dúvidas que geralmente temos ao escrever palavras, frases e/ou orações em nossas escritas.
Abraços.
Cícero Santana
Letras - IFAL (Santana do Ipanema/AL)
Parabéns,Vandilma!
ResponderExcluirEstá muito bacana seu blog, rico em dicas para a escrita do português na norma padrão.
Abraço!
Luzia Vieira
Letras IFAL/Turma 2013.1